Consciente Educação Financeira

Descrição; Disseminar educação financeira, com objetivo de desenvolver uma sociedade crítica e consciente de suas escolhas.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O ano começou, e agora o que faço?

Por  Josi Gomes Barros



Sinceramente a minha sugestão é que você encare o seu orçamento doméstico, sem medo de ser feliz ou talvez de se deparar com uma realidade indesejável. Mesmo que o ano já tenha iniciado ainda dar tempo fazer o seu planejamento financeiro, traçar suas metas e persegui-las com coragem e determinação.

Não esqueça que para realizar  sonhos  ou até mesmo zerar  dívidas já   contraídas, é necessário um  bom plano. Do contrário atropelamos ou seremos atropelados. Especialmente pela inflação, um fantasma que insiste em bater à nossa porta.

Cuidado também com as ofertas tentadoras pós festas de fim de ano. Por exemplo, aquela calça que você ver na vitrine  pela metade do preço e que é a sua cara.

Antes de passar o cartão e comprometer aquele crédito que restou, pense duas vezes se você realmente precisa e como anda o total já comprometido.

Não esqueça também do IPTU, da matrícula e material escolar que terão que ser pagos ainda este mês.

Desculpa pessoal não quero parecer chata, mais não existe fórmula mágica, não tem como perder aqueles quilinhos se não soar a camisa. Não é diferente na nossa vida financeira. Você tem que ter um plano e já.

Portanto fica a dica:
1.         Separe todas as despesas fixas, aquelas que faça chuva ou faça sol terão que ser pagas todos os meses;
2.         Separe as despesas eventuais e como o próprio nome já indica, ocorre de vez em quando;
3.         Some todas elas, em seguida subtraia de seus rendimentos líquidos ( ou seja, sem os encargos sociais).

Uma perguntinha. Ficou no vermelho? Calma que você tem o ano todo para colocar o trem nos trilhos. Porém deve começar agora.

Feliz 2016 com a certeza de um ano mais tranquilo e de muita prosperidade.
Até a próxima.



Redes

FacebookEmail