Por Josi Gomes Barros
As nossas escolhas podem nos definir com relação ao nosso estilo de vida, classe social e padrão de vida. Entretanto, encontrar o equilíbrio nessas escolhas nem sempre é tarefa fácil.
Queremos um produto de qualidade, com preço compatível, que seja durável, que esteja na moda, que seja confortável, de preferência que seja exclusivo e sobre tudo que precisamos muito, certo?
Não, nem sempre prevalece o que precisamos, mais o que desejamos muito. E é principalmente sobre este aspecto que precisamos ser cuidadosos, eu diria conscientes, pois cada escolha que fazemos impacta positivamente ou negativamente em nossas vidas e na de todo o Planeta.
A Patagônia, por exemplo, é obra de seu fundador, o alpinista, surfista, ambientalista e, por acaso, empresário, Yvon Chouinard. Adepto de esportes radicais, Yvon começou a praticar alpinismo em 1953, aos 14 anos. Em 1972, ao viajar com amigos para escalar, ele percebeu que os pitões (ferramenta pregada na montanha para dar suporte à escalada) da época eram de ferro e precisavam ser deixados na rocha, o que resultava numa agressão à natureza.
A criação de um pitão de alumínio foi o ponto de partida para que desenvolvesse uma série de equipamentos, onde deram origem à grife.
Os produtos logo começaram a ser cobiçados por aventureiros e, mais tarde, por pessoas sem vocação esportiva, mas engajadas no respeito ao planeta. O discurso e a prática de Yvon o fizeram bilionário. Hoje uma empresa global, a Patagônia fatura R$ 1,5 bilhão por ano.
Sabemos que qualquer negócio só sobrevive se, de um lado existir o que vende e do outro o que compra, prática adotada há muitos e muitos anos. Entretanto, obter lucros praticando a sustentabilidade e a responsabilidade social, é sonho de consumo e sucesso garantido a todos.
Tomar alguns cuidados antes de se fazer escolhas, sobre tudo evitando desperdício fará toda diferença em sua vida e na vida de milhões de pessoas.
A patagônia nos dar um grandioso exemplo de responsabilidade social, e com ações tão simples que conseguiu milhões de adeptos além de um lucro fabuloso.
Façamos do planeta Terra um planeta sustentável. Entretanto é fundamental adotarmos algumas práticas, e fazermos disso um hábito diário:
1.A produção regional mais do que a produção global
O consumo de produtos fabricados regionalmente apresenta algumas vantagens como a diminuição dos custos com logística, armazenagem, refrigeração e principalmente a valorização do pequeno produtor local.
2. Adquirir produtos duráveis mais do que os descartáveis ou de rápidos desgastes
Evite substituir eletrodomésticos ou eletrônicos, pelo simples fato de acompanhar o avanço tecnológico ou designer mais atual. Produtos descartáveis também geram muito mais lixo, .
3. O convívio entre amigos e não somente a forma virtual
Um bate papo com um amigo, uma visita inesperada, um abraço ou um afago faz toda a diferença. Gestos que virtualmente é impossível, por isso é fundamental o uso consciente da tecnologia sem perdermos o contato físico.
4. Evitar o desperdício de alimentos
O Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo, esta é uma triste realidade que precisamos reverter com urgência.
Uma ótima dica também está em nosso blog, como fazer uma horta em vasos, http://conscienteedu.blogspot.com.br.
Você verá que atitudes tão simples trarão grandes benefícios e mais qualidade de vida a todos.
0 comentários:
Postar um comentário